a dona da tv

shondaEm 2003, Shonda Rhimes foi indicada ao Framboesa de Ouro por ter escrito o roteiro de Crossroads – Amigas Para Sempre. Caso você não saiba, Crossroads foi a tentativa da Britney Spears de iniciar uma carreira cinematográfica. Claro, se não fosse pela Britney, o filme teria passado despercebido. Dois anos depois, ela começou sua escalada para o topo da televisão americana com um tapa buraco nas noites de domingo da ABC, nascia Grey’s Anatomy.

Nos dias atuais, sua produtora Shondaland é responsável por três dos maiores hits da tv: Grey’s, Scandal e How to Get Away With a Murder. As três séries são exibidas nas noites de quinta, conhecidas como as mais concorridas da tv. E já tem um possível próximo sucesso, The Catch, que estreia logo após a segunda temporada de How to Get Away With a Murder, em janeiro. Em comum está o fato de todas essas séries terem mulheres como protagonistas. E tanto em Scandal quanto em How to Get Away, mulheres negras.

Shonda é a terceira de seis irmãos. Nascida em Illinois, filha de uma administrada de universidade e um professor universitário, ela se formou em Língua Inglesa e Estudos Cinematográfico pela universidade Dartmouth. Anos mais tarde, em São Francisco, virou roteirista. Seu primeiro sucesso na tv foi o roteiro do telefilme da HBO Introducing Dorothy Dandridge. Grey’s Anatomy nasceu depois que o projeto de uma série sobre correspondentes de guerra foi por água abaixo com a invasão do Iraque. Ao saber que a ABC procurava uma série médica, Shonda se dedicou ao projeto com interesse, já que foi voluntária em hospital durante os anos de faculdade.

O sucesso foi instantâneo. Os seis episódios iniciais viraram nove e uma segunda temporada foi logo anunciada. Com a série, Shonda disse ter aprendido a virar chefe. Mais especificamente, quando precisou lidar com os conflitos no elenco – Isaiah Whashington acabou demitido após causar mal estar num caso homofóbico que envolveu T.R. Knight, Patrick Dempsey e Katherine Heigl. Mais que um sucesso de público e crítica, Grey’s se tornou um sucesso de faturamento pra ABC e pavimentou o caminho de Shonda como produtora executiva. E foi a partir da série que ela criou seu segundo sucesso, mais modesto, mas que durou seis temporadas, o spin-off Private Practice.

Scandal, que estreou em 2012, foi a primeira série protagonizada por uma atriz negra a ser renovada para uma segunda temporada. Pode parecer pouca coisa, mas desde 2009 isso não acontecia. A questão racial é uma preocupação para Shonda, que acredita que minorias devem se ver retratadas na ficção de forma natural. Não apenas negros, mas homossexuais também, comuns em todas as suas séries. Olivia Pope, a protagonista de Scandal, catapultou a persona Kerry Washington, que entrou para a lista de pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. Aliás, Shonda também está na lista. Kerry trabalhou na campanha de Obama e, dizem as más línguas, causa muito ciúme em Michele Obama.

A terceira temporada de Scandal foi mais curta por causa da gravidez de Kerry. Numa entrevista, ela falou sobre a diferença entre ter um chefe e uma chefe: “Eu estava conversando com uma atriz que estava com medo de contar pro seu chefe que estava grávida. Eu disse: ‘Quando contei pra minha, ela começou a literalmente pular no meu trailer’. Duvido que um showrunner homem faria isso”. Shonda tem três filhos, dois adotados e a terceira por barriga de aluguel.  shonda, ellen, kerry, viola

Peter Nowalk foi roteirista e produtor de Grey’s Anatomy e Scandal antes de criar How to Get Away With a Murder, a sensação do último fall season. Viola Davis, a complexa protagonista, foi indicada ao Emmy 2015 e já passou pelo Globo de Ouro.

Vira e mexe, Shonda é acusada de não merecer tantos elogios, pois suas séries são popularescas sensacionalistas. Pode até ser, mas o carrinho da montanha-russa da Shondaland já a colocou no seletíssimo patamar dos grandes realizadores da tv americana, aqueles que produzem conteúdos duradouros e que rendem muitos dividendos. E quem faz dinheiro, manda e impera.

As três séries retornam no fim de setembro com novos episódios. Além da nova série, The Catch, Shonda tem mais quatro projetos anunciados.

Anúncios

Um comentário em “a dona da tv”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s