what it feels like for a girl

divertida menteEu ficava muito irritado quando alguém dizia a máxima “criança não tem problema”. Ainda fico, pra dizer a verdade. Me dava um ódio da pessoa, porque eu tinha muitas questões, e meu maior problema era que ninguém me ouvia ou tentava me entender – assim nasceu minha síndrome de incompreendido. Talvez por isso eu amei tanto Divertida Mente. Que filme genial!

Divertida Mente é o primeiro filme original da Pixar desde Valente. Assim como o filme da arqueira celta, este também é protagonizado por personagens femininas. Riley tem 11 anos e se muda repentinamente para São Francisco com os pais. É claro que uma mudança tão drástica aos 11 anos significa muito para uma garota, e é na cabeça da Riley que o filme acontece.

Os diretores Pete Docter e Ronaldo Del Carmen encontraram um jeito muito inteligente para mostrar isso. Eles pegaram cinco emoções – Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo – para controlar os sentimentos de Riley. Quando Alegria e Tristeza vão parar fora da sala de controle, a fase difícil de Riley fica ainda mais difícil.

divertida mente rileyContar muito estragaria a experiência de quem ainda não viu. Digo apenas que é um filme maduro, sofisticado, profundo, simples, comovente e extremamente real. Talvez não seja apropriado para os muito pequenos – de idade e de cabeça. No fim, como eu aprendi com o tempo, alegria e tristeza andam de mãos dadas. É uma maravilha ver que Divertida Mente está fazendo bonito nas bilheterias num momento em que produções originais estão tão em baixa.

E é uma pena que a Disney disponibilizou poucas cópias legendadas. É um filme que se apoia muito no texto e no elenco – Amy Poehler, Phyllis Smith, Mindy Kaling, Bill Hader, Lewis Black e Richard Kind. Aqui no Rio as sessões legendadas foram apenas duas.

2 comentários em “what it feels like for a girl”

    1. Quanto mais eu penso no filme, mais genial ele parece. Pena mesmo só ter cópias dubladas. Apesar de todo o cuidado, esse filme perde muito com a dublagem.

      >

Deixe um comentário