jurassic park: island of adventure

jurassic worldAntes de mais nada, deixa eu falar sobre meu amor por O Parque dos Dinossauros. Eu vejo filmes desde os meus 3 anos e sempre amei. Quando os dinossauros do Spielberg estrearam no longínquo ano de 1993, eu enchi o saco da minha mãe para ela me levar ao cinema. Não, ela não me levou, mas passou a tarefa pro meu primo. Quando fomos, numa noite de quarta-feira (vocês não sabem como era raro sair fora do fim de semana), no finado cinema da Galeria Condor, o filme já estava em cartaz há um mês e todos os meus amigos já o tinham visto. Minha alegria foi tanta que a pipoca acabou antes dos trailers começarem. Quando o filme acabou, eu já tinha morrido e ressuscitado umas cinco vezes só nas sequências do carro e da cozinha. Ali eu descobri que eu realmente amava o cinema, essa coisa de contar uma história através de imagens em movimento. Passei um mês falando de dinossauros (do filme, na verdade) e meu desejo de ser astronauta migrou para a paleontologia.

Dando um pulo de 22 anos, fui todo feliz ver Jurassic World, a terceira continuação. Fui todo feliz, mas sem expectativas, já que O Mundo Perdido e o terceiro filme não foram lá uma Brastemp. E, de fato, Jurassic World é um filme irregular, alterna momentos empolgantes com outros quase blasés. Porém, o roteiro dos bons Rick Jaffa, Amanda Silver (ambos do reboot de O Planeta dos Macacos), mais Derek Connolly e do diretor Colin Trevorrow dá uma piscadinha com um olho, de forma bem discreta, brincando com os clichês do gênero. Chris Pratt é o cara rude que vive num “bangalô”, Bryce Dallas Howard corre pra lá e pra cá de salto num estranho conjuntinho branco, o adolescente vivido por Nick Robinson vive no celular e seu irmão, Gray, sabe tudo de dinossauros. São praticamente os mesmos arquétipos do primeiro filme (tirando a Claire), e não há nada de errado nisso. Pra que complicar algo que não precisa?

De fato, não adianta fazer uma mega análise do filme. É um filme para divertir, não é um documentário. Só esperava que o diretor Colin Trevorrow tivesse construído melhor algumas sequências, como a dos velociraptores correndo atrás do carro – quanta tensão a mais poderia ter saído dali – e se divertido mais com os pterodáctilos tocando o terror no povo. Há trocentas referências ao primeiro filme e Jurassic World tem suas metalinguagens – a necessidade de fazer um dinossauro maior e mais feroz, por exemplo, foi a mesma necessidade que fez o terceiro filme adotar o espinossauro como estrela (sabemos que o rex nunca perde a majestade), além de dar uma leve alfinetada na forma como os blockbusters são produzidos atualmente. Ah, e claro, ao Tubarão do Spielberg.

E sim, eu adoraria ir ao Jurassic World. Não seria tão diferente de ir num parque de Orlando. Quer dizer, seria mais emocionante.

Deixe um comentário

