rapidinha nos bastidores – reality shows

Sabe quando um participante de reality show justifica a crise de choro dizendo que estava num momento de muito estresse? Então, é verdade. Vejamos:

Project Runwayproject runway O reality de moda não tem muito material cortado, pois os participantes realmente fazem as roupas num curto tempo – cada programa demora dois ou três exaustivos dias para ser gravado. Todos os episódios, tirando a final, são gravados em pouco mais de um mês, em agosto, quando a escola que serve de base, a Parsons, está de férias e só oferece alguns cursos livres. O dia dos participantes começa às cinco da manhã, quando são acordados e uma equipe faz a “realidade da manhã”, que nada mais é que eles se arrumando, tomando café e indo para a Parsons ou pra onde o desafio do dia será anunciado. O tempo que o Tim Gunn dá para eles fazerem os esboços é aquele mesmo, enquanto isso, a equipe telefona para a loja de tecidos e aviamentos Moods para avisar que eles estão indo pra lá em 30 minutos. A Moods fecha a loja para atendê-los, depois reabre normalmente e nunca teve problema com isso.

A produção aprendeu que almoço e boas horas de sono são imperativos para os competidores, por isso eles têm até às 23h pra trabalhar e não podem levar a roupa para casa. O almoço é em rodízio para que sempre tenha alguém trabalhando. Depois, Tim vai dar uma olhada no progresso deles e manda as modelos para a primeira prova. Eles são entrevistados três vezes por dia, o que acaba servindo como uma pausa para descanso. A produção tem três turnos de 10 horas – afinal, depois que eles voltam pro apartamento, é preciso limpar, arrumar e preparar a sala para o dia seguinte, e é preciso ter uma equipe de plantão durante a madrugada.

No segundo dia, eles precisam estar na Parsons às 8h. Em três horas, eles devem terminam a roupa e mandar as modelos para fazer cabelo e maquiagem. Ah, e sim, aquela parede de acessórios não é tudo. Nos bastidores há mais sapatos, pulseiras etc – e de vários tamanhos. Depois de tudo pronto, os competidores ficam separados das modelos e a produção grava o desfile completo algumas vezes, são os takes em que vemos os detalhes. Quem elabora os desafios é uma equipe que trabalha exclusivamente nisso e é essa equipe que determina o tempo e o orçamento, não que eles testem antes, mas o que eles aprenderam é que quanto mais maluco e desafiador é a prova, melhor é o resultado.

O desfile para a avaliação, as entrevistas e a deliberação demoram cerca de sete horas. Então a vida da Nina Garcia e da Heidi não é tão simples assim. Project Runway não abre inscrições, os participantes são encontrados por olheiros e convidados a apresentar o portfólio. A procura é sempre por diversidade criativa e de personalidade. Este é o melhor momento ever do programa.

America’s Next Top Modelamericas next top model No programa, os participantes (porque agora tem homi) também acordam às cinco da matina e passam o dia inteirinho num desafio. Eles trabalham bastante, no mínimo, 13 horas diariamente. As avaliações e eliminações também demoram um dia inteiro, e é sempre o dia mais estressante. Dentro da casa, são eles que cozinham. E as mulheres são mais bagunceiras que os homens. Não há glamour dentro da casa, nem vários banheiros. Como no Big Brother, a privacidade é quase inexistente, como a não existência de porta no banheiro. A temporada inteira é gravada quase um ano antes de ir ao ar e algumas vencedoras processaram o programa pelo não cumprimento dos prêmios.

Top Cheftop chef 2O reality é levado a sério no mundo gastronômico e pode alavancar a carreira de cozinheiros (como fez com muitos). A produção é bastante rigorosa e não admite proximidade entre os competidores e os jurados. Aliás, ninguém da produção pode conversar com os participantes a não ser que seja necessário. Apenas os “operadores de campo”, que os entrevistam e coordenam as idas e vindas podem falar com eles. Na 5ª temporada, quando Stefan deu as rosas que sobraram de seu prato para a apresentadora e jurada Padma, uma pessoa da produção simplesmente tirou as flores das mãos dela. Os jurados, com frequência, passam a madrugada inteira deliberando o vencedor do desafio e quem deve sair – por isso todo mundo aparece moído na estufa, aguardando. Segundo a jurada Gail, enquanto eles não tomam nenhuma decisão, a produção não deixa eles descansarem. E quando não há consenso, vale a opinião do câmera e coordenador T-Bone, que filma a apresentação dos pratos e depois os come. Os chefs precisam fazer um prato a mais justamente para a tomada de apresentação. Nos desafios que envolvem público, fãs do programa são chamados e são devidamente instruídos a não olharem diretamente para a câmera, não olharem diretamente para Padma nem conversarem com ela.

Assim como Project Runway, as filmagens começam cedo. Geralmente eles preparam apenas o café da manhã, pois são poucas as noites de folga. Uma equipe cuida da casa, abastecendo a geladeira e também limpando. Celulares, computadores e outros meios de comunicação pessoal são confiscados no início da competição. Já na cozinha do programa, quem lava e limpa tudo é uma equipe especializada do gerente de produção, responsável pela montagem e manutenção de todos os eletrodomésticos e utensílios. Embora não pareça, há pouco desperdício na cozinha do Top Chef.

Hell’s Kitchen

HELL'S KITCHEN: Chef Gordon Ramsay on HELL'S KITCHEN, airing Thursday, May 29 (8:00-9:00 PM ET/PT) on FOX. CR: Patrick Wymore / FOX. Copyright 2014 / FOX Broadcasting.

Segundo alguns ex-participantes, o programa é uma fraude. Jen Yemola e Tek Moore disseram que os bastidores são um caos, com pouquíssimas horas de sono e más condições das instalações, o que só aumenta o estresse dos participantes. Gordon Ramsay, segundo elas, é pouco visto nos bastidores. Ele apenas obedece às instruções dadas pelo ponto eletrônico. Segundo Moore, a produção sabota os participantes, como trocar sal por açúcar, apenas para ter a chance de humilhá-los diante das câmeras. Aliás, outro programa de Ramsey, a extinta versão americana (também da Fox) de Kitchen Nighmares, também coleciona processos, também por sabotagens e manipulações na edição.

The Amazing Racethe amazing racePara tornar o programa financeira e logisticamente viável, o criador e produtor Brertam Van Munster começa o trabalho três meses antes do início da produção. Ele viaja pessoalmente para os países para estudar o que pode ser feito em cada local. Munster disse que foge dos guias turísticos e tenta encontrar atividades e costumes únicos de cada local. Após passar todas as informações para a produção, ele retorna aos países com os outros produtores para passar cada detalhe das locações e até marcar a posição das câmeras. Tudo deve ser muito bem planejado e organizado, a produção conta com o apoio de produtoras/escritórios em cada país, que viabiliza autorizações, veículos, hospedagem, segurança…

Com a popularização do programa, a produção precisa se disfarçar para não chamar a atenção dos turistas. Geralmente eles fingem gravar um comercial ou documentário. Cada dupla de participantes tem uma equipe, assim como o apresentador Phil, e todos os membros da produção possuem um celular. A conta já chegou a 25 mil dólares por causa do roaming. Tudo é testado antecipadamente para não colocar os participantes em risco. Os únicos imprevistos são os voos (que podem atrasar e até serem cancelados) e a meteorologia. Num caso específico, um baque nos bancos da Argentina forçou a produção a mudar o itinerário para Londres. Assim que uma dupla é eliminada, ela deve retornar imediatamente para os Estados Unidos.

Anúncios

3 comentários em “rapidinha nos bastidores – reality shows”

  1. ADOREI esse post! Adoro Project Runway, Top Chef e qualquer coisa com o Gordon Ramsay. E depois da minha pequena experiência com a televisão japonesa, tenho por filosofia nunca acreditar no que vejo na TV. São mil horas de gravação pra só aparecer 30 minutos. Não me surpreende o Hell’s Kitchen e o Kitchen Nightmares terem tantos processos na justiça…

      1. Em 2011 eu gravei um programa, apresentado pelo Tokoro Jouji, apresentando o Natal e Ano Novo do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s