teste para piloto

juriComo um ator é escolhido para um piloto de série? A diretora de elenco Marci Liroff, que trabalhou em E.T., Blade Runner, Meninas Malvadas etc, explica.

Primeiro ela se reúne com o diretor, produtores e executivos para saber o que eles procuram e como será a produção. A próxima etapa é selecionar possíveis atores e fazer uma pré-leitura do roteiro, só com ela. A partir desta primeira leitura ela consegue ver quem tem o perfil para o papel, e ela consegue fazer observações para que o ator consiga uma melhor abordagem.

A maioria das séries é produzida por estúdios e produtoras, e só depois conseguem uma casa num canal – exceto séries originais da Netflix, Amazon, Showtime e HBO. O primeiro teste “oficial” é diante de uma banca de executivos do estúdio. Geralmente são selecionados quatros atores por papel, eles assinam um pré-contrato de 10 dias exatamente para esta etapa. O clima quase sempre é um misto de cordialidade com ansiedade e nervosismo. Entra um por um e a resposta dos executivos é sempre neutra ou fria – mesmo quando eles amam o ator. Marci lembra seus atores a não desanimarem com isso, pois faz parte.

O resultado sai depois de uma deliberação. Ela dispensa dois atores e os outros voltam para mais uma leitura. O fato de serem dispensados não significa que sejam ruins ou que não trabalharão na série – é muito normal um ator fazer teste para um personagem e acabar escalado para outro. Mas os dois atores escolhidos precisam assinar um novo contrato com trocentas cláusulas, inclusive uma que impede fazer teste para outras produções durante a seletiva final. Essas negociações são feitas diretamente com o agente.

Com dois atores em jogo, é feito mais um teste. Agora para o estúdio/produtora e o canal. O teste é ainda mais intimidador. Marci diz aos seus “atores” que não conseguiram o papel para se manterem firme na carreira, pois é muito difícil e só de ter sido escolhido para fazer um teste já é muita coisa. Para o ator escolhido, o caminho também é árduo, pois o piloto de uma série não significa uma temporada completa. O piloto ainda precisa passar por avaliação para que uma temporada ou uma leva de episódios sejam encomendados. E se a série fizer sucesso, vai ser compromisso para, pelo menos, cinco anos.

A Academia planeja criar a categoria de Direção de Elenco no Oscar. Alguns diretores acham isso um absurdo (não gostam nem da nomenclatura), mas o resto da indústria acha que é um reconhecimento que já devia ter sido feito há muito tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s