mulher do ano 2014 – tilda swinton

tildaDizem que ela é o David Bowie e ninguém duvida. De beleza andrógena e camaleônica, Tilda caminha por todos os gêneros com a mesma inteligência e talento. Em 2014, ela apareceu em três dos melhores filmes do ano. Começou como a velhinha de O Grande Hotel Budapeste, foi a ministra de O Expresso do Amanhã e ainda brilhou como a vampira romântica de Amantes Eternos. Aos 54 anos (falando que ela é mesmo uma vampira), ela está no auge do reconhecimento de sua carreira como atriz.

Tilda nasceu na Escócia, filha de um lorde escocês com uma australiana. Estudou em diversas escolas independentes, inclusive foi colega de classe da princesa Diana, e se formou em Ciências Sociais e Políticas na Universidade de Cambridge. Sua carreira como atriz começou no início dos anos 1980, quando ingressou em companhias de teatro, mas o palco nunca foi seu forte. A passagem para o cinema foi pelas mãos do diretor Derek Larman, com quem fez diversos filmes e curtas, incluindo Caravaggio, War Requiem e Eduardo II.

Antes da fama, ela disse que era uma apostadora profissional. Eu era uma apostadora profissional. Morava em Londres e houve alguns anos em que não ganhei dinheiro fazendo nada além disso. “Eu trabalhava com outras coisas, claro, mas realmente fazia dinheiro apostando em corrida de cavalos”. O mainstream veio nos anos 2000, quando Danny Boyle a escalou para A Praia. Desde então, ela passou a intercalar filmes independentes com blockbusters, como Até o Fim, Constantine e As Crônicas de Nárnia. Ganhou um Oscar (Conduta de Risco), foi indicada ao Globo de Ouro três vezes, além de outros 55 prêmios em festivais e premiações, incluindo Berlim e Veneza.

Na vida pessoal, Tilda tem um casal de gêmeos. Muito se especulou sobre sua vida afetiva, que ela teria dois relacionamentos simultâneos. Os boatos foram desmentidos por ela em diversas ocasiões. Atualmente, ela vive na Escócia com seus filhos e o escritor/pintor neozelandês com ascendência germânica Sandro Kopp. A revista GQ também a elegeu a mulher do ano. Para 2015, ela tem dois filmes agendados – A Bigger Splash e Trainwreck.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s