o fall season de 94

friendsVivemos a era de ouro da televisão. Para alguns, esta era já passou, foi do início dos anos 2000 até 2007/08. De fato, temos atualmente séries impecáveis indo ao ar, mas todas elas são de canais pagos como HBO, Showtime, FX e AMC, ou de streaming, como a Netflix. Com raras exceções, séries de canais abertos não entram para as listas de melhores do ano. Mas em 1994, 20 anos atrás, todas as melhores séries eram da rede aberta.

Em 1994, a tv a cabo americana já não estava mais dando seus primeiros passos, mas ainda não produzia séries originais. Já a internet estreava o incrível navegador Netscape e a AOL entrava na casa dos americanos como o primeiro provedor (lembra do barulhinho da conexão?). Então o maravilhoso mundo das séries era todo das quatro grandes redes: ABC, NBC, CBS e Fox. Foi o último grande ano de estreias na tv aberta americana.

erNa NBC, E.R. foi a primeira série a ser hambientada inteiramente num hospital e a tratar os procedimentos médicos de forma realista. A série, que tinha nascido para ser um filme, virou um hit. Até hoje é a série recordista em indicações ao Emmy, 124 no total, e catapultou estrelas como George Clooney e Julianna Margulies. E.R. fazia dobradinha às quintas com Friends, que também estreou naquele ano. Tal qual a série médica, Friends virou um sucesso imediato. O elenco começou ganhando 22.500 dólares por episódio e terminou ganhando 1 milhão, alavancando as carreiras de Jennifer Aniston e seus colegas.

Beverly Hill 90210 (aka Barrados no Baile) e Melrose Place estrearam antes de 1994, mas abriram as portas para o drama juvenil. My So-Called Life, prematuramente cancelada, popularizou Claire Danes como a adolescente Angela, que precisa lidar com os dilemas da escola, de casa e do coração, conturbado por Jordan, papel de Jared Leto. Em Party of Five, cinco irmãos precisam se cuidar depois da morte repentina dos pais. Entre os irmãos, Nave Campbell e Matthew Fox. A série foi fundo no drama e, por sua segunda temporada, ganhou o Globo de Ouro de melhor série e ainda foi indicada ao Emmy na mesma categoria.

my so-called lifeA partir do fall season de 94, a tv americana ficou mais diversificada, com mais personagens negros, hispânicos e asiáticos. A tal era de ouro da tv aberta durou até o início dos anos 2000, quando os canais descobriram o filão dos reality shows e os canais pagos passaram a investir cada vez mais em conteúdo original, passando a influenciar diretamente o que entendemos como boa série.

Anúncios

2 comentários em “o fall season de 94”

    1. E a audiência se espalhou por completo. Até séries campeãs de audiência hoje, como The Big Bang Theory, se colocadas na grade de 94, ficariam quase na laterninha. Hoje, ver tv é uma outra experiência.

      >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s