o nascimento da medicina moderna

the knickOs produtores Jack Amiel e Michael Begler são as pessoas que desenvolveram The Knick, porém, quem leva o crédito da série é Steven Soderbergh, que se aposentou do cinema e migrou de vez pra tv depois de Behind the Candelabra. Soderbergh dirige os dez episódios da primeira temporada e também bate ponto como produtor, junto de Clive Owen, a estrela da série.  O nome dele é importante porque tudo o que se vê na tela é Soderbergh. Como sempre, faz uma aposta ousada e sem pedir desculpas.

The Knick é o apelido do hospital Knickerbocker, na Nova York de 1900. A cidade está entre o antigo e o moderno, a luz elétrica é para poucos e imigrantes se amontoam em apartamentos insalubres. Em todas as esferas do hospital há corrupção e atos tão sombrios quanto o pavor e a precariedade da medicina da época. Há também, claro, boas intenções. Clive Owen faz o Dr. Thackary, baseado no médico revolucionário William Stewart Halsted. Viciado em cocaína, racista e estudioso incansável, Thackary é um presente para um ator de naipe de Owen e, obviamente, ele se deleita com prazer. São camadas e camadas que ele veste e descasca.

De Soderbergh vem as escolhas inusitadas: a intrigante trilha sonora eletrônica, a ambientação hora fria e crua, hora sombria, e a câmera na mão. Afinal, ele é seu próprio diretor de fotografia. Acredito que no final da temporada, teremos visto um filme de 10 horas de duração. The Knick foi originalmente destinada para a HBO, mas por “exigência” de Soderbergh, foi para o irmão caçula Cinemax, que desde Banshee tenta elevar seu padrão de qualidade. É, sem sombra de dúvida, o peixão do canal, que tem um público predominantemente masculino e que espera muita nudez e cenas de ação. No entanto, The Knick oferece apenas drama de alta qualidade, mas estômagos mais sensíveis podem não gostar muito do sangue, vísceras e outras nojeiras que temos no corpo.

– Só pra dizer que hoje é aniversário do blog!

Please, like us no Facebook!

Anúncios

2 comentários em “o nascimento da medicina moderna”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s