os gatos no cinema

insideJoel Coen disse que Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum não tem exatamente um argumento. “Isso nos preocupou num momento, por isso colocamos um gato nele”, disse. Um arrependimento. Como disse uma vez Manoel Carlos, gatos só fazem o que querem, nunca o que os outros querem, e os Coen aprenderam isso. Tiveram melhor experiência com o abutre de Bravura Indômita que com os gatos do filme. Oscar Isaac, o protagonista, tem trauma de gatos. Uma vez ele pegou uma infecção após ser mordido por um.

banguelaBanguela, o dragão de Soluço em Como Treinar Seu Dragão, foi inspirado no gato do animador Gabe Hordos, Stufen. Stufen sofreu maus tratos de seus antigos donos, por isso era bastante arisco quando Hordos o adotou. Assim como Soluço e Banguela, Hordos entendeu que era Stufen quem deveria se aproximar dele. O comportamento e movimentos de Stufen foram a base para Banguela. Hordos achava que sua principal tarefa como animador era fazer o público enxergar seu animal de estimação nos dragões. Conseguiu.

o poderoso chefaoO gato de Don Corleone não estava no roteiro. Perambulando pelos estúdios da Paramount, o gato entrou no set de O Poderoso Chefão e subiu no colo de Marlon Brando. O gato acabou entrando para o elenco do filme e serviu para humanizar o personagem de Brando.

alienJones ou Jonesy é o gato de Alien. Além de servir como companheiro de Ripley e dar sustos na tripulação, ele deixou o público na dúvida se carregava um alien dentro dele. Jones é referenciado várias vezes nos jogos Halo e World of Warcraft.

kikiEm O Serviço de Entrega da Kiki, Kiki é uma bruxa que acaba de fazer 13 anos. Como rito de passagem, ela precisa sair de casa e se estabelecer em outra cidade por um ano. Ela leva consigo seu fiel escudeiro Jiji, um gato preto com quem ela se comunica. O diretor Hayao Miyazaki disse que Jiji representa a imaturidade de Kiki, por isso… bem, seria um grande spoiler dizer o que acontece. Na dublagem original, Jiji é dublado por uma atriz, enquanto na dublagem americana, a voz é de um homem. E a versão americana ainda acrescentou falas de Jiji, mesmo depois do acontecido.

O gato de Bonequinha de Luxo se chama Gato porque Holly (Audrey Hepburn) acha que não tem o direito de dar nome a nada. Hepburn disse que a pior coisa que fez num filme foi a cena em que Holly abre a porta do táxi e joga Gato fora. Foram usados nove gatos pbonequinhaara as filmagens, e o livro que Paul (George Peppard) escreve se chama Nine Lives (Nove Vidas), uma referência ao Gato. Em alguns países, os gatos têm nove vidas, e não sete.

Mais gatos no cinema no blog Cats on Film.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s