grande hotel

grande hotelHá quem diga que o Wes Anderson é um diretor de butique, que seus filmes são pretensiosos, simplesmente alegorias de luxo e sem muito conteúdo. Eu discordo totalmente, acho que ele sabe, sim, contar muito bem uma história. O Grande Hotel Budapeste é o mais recente exemplo. Inspirado na vida e obra do escritor austríaco Stefan Zweig, O Grande Hotel Budapeste é uma história sendo contada dentro de outra, uma sofisticação que apenas diretores/roteiristas com grande domínio narrativo conseguem realizar. Basta ler a entrevista que Anderson deu ao The Telegraph para ver que ele é mais que escolado no assunto.

No filme, M. Gustave (Ralph Fiennes, maravilhoso) é o concierge do lendário Hotel Budapeste, um homem sofisticado e que atende muito bem os gostos de seus hóspedes. Seu pupilo é o lobby boy Zero (Tony Revolori), um imigrante nesse país fictício onde a trama é ambientada. A ação começa quando a riquíssima velhinha Madame D. (Tilda Swinton) é morta morre ao retornar para casa e deixa para seu querido Gustave uma pintura inestimável – Garoto com a Maçã. Gustave e Zero levam a pintura antes que a família tente impedir a vontade de Madame D; e assim começa a caçada pela pintura num continente de rápidas mudanças políticas, com assassinatos, prisões, romance e situações absurdamente deliciosas.

Zweig veio ao Brasil algumas vezes antes de se mudar definitivamente para Petrópolis, fugindo do Nazismo crescente na Europa. Suicidou-se de desgosto. É de sua autoria o livro Brasil, País do Futuro. Assim como Zweig, Gustave vê seu país mudar rapidamente de forma sombria. Ele, um homem de outros tempos, de repente se vê perdido no descompasso de uma nova ordem, assim como o Zero adulto que vive num Grande Hotel Budapeste que já viu dias melhores. A fantasia de Anderson faz a realidade parecer uma fábula, mas ele não está interessado em ser um documentarista. O que ele quer é contar uma boa história. E isso ele consegue, com louvor e um elenco coadjuvante de chorar: Adrien Brody, Willem Dafoe, Jude Law, Edward Norton, Sarsoise Ronan, Tom Wilkinson, Léa Seydoux, Mathieu Amalric…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s