malevolente

malevolaLinda Woolverton escreveu o roteiro dos dois melhores desenhos da Disney: O Rei Leão e A Bela e a Fera. É dela também Alice no País das Maravilhas, aquela gororoba que o Tim Burton dirigiu. A versão da Bela Adormecida contada pela Malévola me pareceu interessante quando saiu a primeira notícia sobre a produção, o que me fez torcer muito para que fosse algo como A Bela e a Fera. Bom, o roteiro não chega aos pés, mas a história que Woolverton criou é muito bonita, poderia até ser a versão definitiva da Bela Adormecida.

Robert Stromberg estreia como diretor depois de uma longa carreira nos efeitos visuais e na direção de arte, então não se assuste se você achar que as paisagens se parecem muito Pandora, o País das Maravilhas e Oz. Mas ele acerta no tom e faz um filme correto, meio operação-padrão. O resto é com Angelina Jolie, que sempre pareceu perfeita para o papel. Realmente ela é uma escolha óbvia, mas isso não significa que Malévola seja uma personagem fácil. Há um trabalho grande de construção, não é basicamente colocar a cabeça para trás e gargalhar (se bem que até isso seria divertidíssimo se fosse com ela). Obviamente, se a história é sobre o outro lado da Bela Adormecida, a Malévola não pode ser tão malévola assim.

Como em todo conto de fada, no início havia a pureza, até que ela conhece a traição e a deslealdade. A história fica realmente bonita quando se torna o contrário dos outros contos infantis: Malévola é ambígua. É boa e má, doce e amarga, capaz de amar e odiar. Sua vingança muda o ponto de vista de Once Upon a Dream, a canção cantada no desenho por Aurora. Com sua beleza estonteante, voz de Mary Poppins, chifres e próteses de Born This Way, Jolie ilumina a tela e faz você esquecer da encheção de linguiça que são as fadas madrinhas e as batalhas de CGI, a repetição do que já vimos mil vezes. Num resumo, Angelina Jolie é foda!

Em papel secundário, Sam Riley merece uma consideração. Seu Diaval foge do “amiguinho engraçadinho”  e ajuda a humanizar Malévola. Tudo o que eu não quero é que a Disney resolva fazer uma continuação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s