fechem as portas e janelas, as bruxas voltaram

salemAmerican Horror Story abriu as portas do novo filão no mundo das séries: o terror por terror. Até então, tínhamos apenas True Blood, que sempre flertou mais com o trash, e aquelas séries românticas à la Crepúsculo. Salem é a primeira a estrear seguindo a receita de AHS, mas não poderiaM ser mais diferentes. É difícil não comparar as duas, já que a terceira temporada caiu no universo da bruxaria.

Enquanto a série do Ryan Murphy usa todas as referências pop que pode, Salem se leva a sério. E muito. Não há nada surpreendente, mas o clima é pesado e claustrofóbico. A bruxaria apresentada é um tanto bizarra, mas o terror mesmo vem dos “homens de bem”, os puritanos, fazendo um paralelo direto com os dias de hoje, em que o medo de desconhecido tem feito governos e instituições a adotar medidas radicais.

Salem começa justamente com o julgamento de um homem que se masturbou ao ver uma mulher nua. É o pano de fundo para apresentar os personagens principais: o herói e a mocinha. O herói é John Alden (Shane West), que não acredita em bruxaria e sofre com a péssima peruca que lhe arranjaram. Apaixonado por Mary (Janet Montgomery), os dois têm a última noite de amor antes dele ir para a guerra. Mary engravida e faz um aborto com ajuda da bruxa Tituba (Ashley Madekwe). Sete anos depois, John retorna a Salem e encontra tudo mudado. A paranoia com a bruxaria só aumentou e Mary se casou com o velho Sibley, o ex-manda-chuva que se tornou um inválido controlado por ela. Sim, ela virou uma bruxa poderosa. E é isso. As bruxas estão de volta e salve-se quem puder no fim do século XVII. Ou XXI. No geral, a série me surpreendeu porque minhas expectativas eram bem baixas. Agora é esperar a estreia de Penny Dreadful.

6 comentários em “fechem as portas e janelas, as bruxas voltaram”

  1. Amei a série. TUdo que AHS prometeu e não cumpriu. AHS fica ainda mais parecida com X-Men quando vemos Salem e suas bruxas mais proximas do que sempre li sobre bruxas. Espero que dure e a qualidade só aumente

    1. Ainda não amei. Fiquei realmente surpreso com a qualidade, já que minhas expectativas eram baixas e também por ser de um canal nada tradicional. Mas adorei que eles estrearam com tudo!

      1. Acho que eu gostei justamente por isto tudo que você comentou. Eu não esperava nada. Trailer eu só tinha visto um e pensado: “que bosta”. Ai vem a série e me mostra tudo que eu precisava ver numa série sobre bruxas. Espero que continue interessante

  2. Eu sou uma herege por não assistir a American Horror Story, eu sei. Justo eu, que adoro o tema! E ainda não vi Salem também. Estou com tantas séries atrasadas – Breaking Bad, até hoje não saí da segunda temporada; The Following, uns três epis de atraso; Grimm também – que não sei se consigo começar mais uma…

    … Ou será que consigo? hehe 😛

    1. Pelo que conheço do seu gosto, se você vir American Horror Story, vai passar a série toda dizendo “heresia!” Hahaha! Apesar de ter visto apenas um episódio, acho que Salem é mais do seu feitio.

      >

  3. Fazia tempo que meus pelos não se arrepiavam vendo uma filme/serie de terror, a ultima vez foi o exorcista, ainda na minha pre- adolescência e a menina da foto acima conseguiu com que isso acontecesse de novo quando ela começou a andar de 4 e fazer tudo aquilo, não sei se por causa dela mesma ou porque me lembrou muito a menina do exorcista, uhhh arrepio na espinha, mas vamos lá, morro de medo, mas vou ver ate quando meu medo deixar.

Deixe um comentário

