a menina do vento

nausicaaNausicäa do Vale do Vento não é meu filme preferido do Miyazaki, mas é um dos melhores que ele já fez. O revi neste fim de semana depois de muitos anos. Reparei como ele dialoga bem com Laputa, tão bem que a história até poderia ser uma continuação no universo deste. Não apenas os traços são parecidos e os cameos (isso é muito comum nos filmes dele), mas é como se Nausicäa tivesse uma ligação com Sheeta. Talvez Nausicäa seja uma descendente distante, mais de mil anos, número referente ao período em que os Gigantes dominaram o mundo.
nausicaa laputa 2nausicaa laputa

No início do filme, quando o avião Torumekia cai no vale, Nausicäa passa de planador e faz contato visual com a menina Pejite dentro do avião, praticamente a mesma cena inicial de Laputa, quando Sheeta é vista do lado de fora do zeppelin. De repente, a menina Pejite também seja uma descendente de Sheeta. Os flashbacks também são semelhantes, ambas andam num campo dourado.

Os aviões, tão comuns nos filmes do Miyazaki, também são parecidos. E esta seria a prova de que Nausicäa se passa mais de um milênio depois de Laputa. A tecnologia é mais avançada, é como se fossem versões atualizadas das aeronaves de Laputa. Pela lógica narrativa, também seria assim.

Enfim, é minha teoria. Nausicäa foi o segundo filme do Studio Ghibli, de 1984, dois anos antes do lançamento de Laputa. Ele é baseado nos dois primeiros volumes do mangá escrito pelo próprio Miyazaki. Este ano faz 30 anos e continua moderníssimo.

Sim, eu pensei numa versão live action e só consigo imaginar a Rooney Mara no papel.

Atualização: Li isto depois de publicar o post, mas parece que em entrevistas, Miyazaki disse que os dois filmes se passam no mesmo mundo, de forma complementar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s