rapidinha nos bastidores – goonies

os goonies 1Estava eu zapeando na Netflix quando vi Goonies me dando uma piscadela. Eu não sei se já contei, mas, pra mim,  o filme está na mesma categoria de amor onde estão De Volta Pro Futuro, os filmes do John Hughes e O Parque dos Dinossauros. Então é muito amor. Vi em dois dias, ri horrores com o Gordo e lembrei que um dos meus sonhos de infância era descer naqueles toboáguas e depois ganhar uma jaqueta da polícia. Quem nunca quis ser um Gonnie?

O filme foi escrito por Chris Columbus, o diretor de Esqueceram de Mim e os dois primeiros Harry Potter, a partir de uma ideia de Steven Spielberg (“o que um bando de crianças faz num dia chuvoso de verão?”). Mas a direção foi de Richard Donner, veterano que tinha feito os dois primeiros filmes do Superman (daí vem a camiseta do Sloth). Mesmo com as mãos mais que talentosas de Spielberg e Donner, parte do sucesso do filme se deve ao trio Jane Feinberg, Mike Fenton e Judy Taylor, que escolheram o elenco. 

Curiosamente, os apelidos dos personagens eram os mesmos dos atores. Jeff Cohen era o Gordo (Chunk – não preciso explicar, né?), Corey Feldman não calava a boca, por isso tinha o apelido de Bocão (Mouth) e Jonathan Ke Quan era fanático por eletrônica, então era chamado de Dado (Data). Jonathan tinha acabado de fazer Indiana Jones e o Templo da Perdição com Spielberg e Corey Feldman já era uma estrela mirim, mas para o restante do elenco, Os Goonies foi praticamente uma estreia. Hoje, Josh Brolin é um indicado ao Oscar (Onde os Fracos Não Têm Vez) e Martha Plimpton é uma vencedora do Emmy por suas participações em The Good Wife e Sean Austin foi o Sam da trilogia O Senhor dos Anéis.

os goonies 2 Outro nome importante foi J. Michael Riva, o diretor de arte que tentou desde o início não fazer algo como Viagem ao Centro da Terra. O navio, por exemplo, era de tamanho real. O elenco só o viu no momento da filmagem, então a reação de espanto deles é a que aparece no filme. Os mastros foram reaproveitados do navio do Piratas do Caribe da Disneyland, que estava reformando a atração na época. Depois das filmagens, a produção ofereceu o navio a quem quisesse, mas como ninguém se interessou, acabou sendo destruído. Sean Austin conta que ganhou o mapa do Willy Caolho da produção, que ele guardou por muitos anos, até que um dia sua mãe achou que era lixo e jogou fora. Alguns dos esqueletos também eram reais, como os do Willy e do órgão.

O filme contou com técnicas modernas para a época, mas também com efeitos antigos como painéis, pinturas, miniaturas e marionetes. Se olhar bem, dá para encontrar os fios de nylon nos morcegos. A cena em que Mikey olha as ilhas através do amuleto foi feita em chroma key, algo bem avançado para 1984. os goonies 7os goonies 9os goonies 8

No fim do filme, quando eles chegam à praia e encontram os familiares e a polícia, eles falam sobre um polvo gigante. Na verdade, havia uma cena com um polvo gigante, mas ela acabou sendo cortada. E quando Gordo diz que o Michael Jackson usou o banheiro de sua casa, é quase uma referência ao show do cantor que eles foram ver no meio das filmagens, uma cortesia de Donner e Spielberg. Jackson visitou os sets. Na época, Corey Feldman também era muito próximo de Jackson.

os goonies 4os goonies 5O filme ia se chamar The Goon Kids.

Em uma entrevista, Spielberg disse que foi durante o filme que sua vontade de ser pai aflorou. Ele e Richard Donner ficaram muito próximos dos garotos. Na última semana de filmagem, Spielberg pediu ao elenco que tratasse Donner com frieza. Donner não entendeu por que estava sendo tratado daquele jeito e depois foi para sua casa de praia no Havaí. Depois de um dia sendo enrolado pelo vizinho, ele encontrou todo o elenco em sua casa para uma festa surpresa, tudo organizado por Spielberg.

os goonies 3

Na dublagem espanhola, a empregada Rosalita vira italiana e passa a se chamar Rossanna. Nas confissões do Gordo, ele fala sobre o saco de vômito no cinema, algo que Spielberg fez na adolescência. Richard Donner faz uma breve aparição no filme como o xerife.

os goonies 2009 empireO elenco com Spielberg e Donner numa reunião da Empire, em 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s