beijinho doce

amor a vida felix nikoNão há outro assunto. Mesmo pra mim, que nunca vi um capítulo de Amor à Vida e nunca entendi seu título, já que as capas das revistas (dessas que ficam na caixa do supermercado) traziam manchetes de carnificina: fulana esfola fulana, não sei quem queima beltrano vivo, e por aí vai (ou ia). E de repente, ontem à noite, minha timeline no Facebook começou a ser invadida por gritos de utererê e é tetra! Uma amiga, que há mais de uma semana pedia um beijo passional entre Félix e Carneirinho, estava vibrando, assim como o povo do Brasil Post.

Os comentários contrários também pipocaram. “Safadeza”, “Isso não é normal” e coisas do gênero. É óbvio que não é normal. Embora outros beijos gays tenham acontecido esporadicamente na tv aberta brasileira, foi  o primeiro beijo gay numa novela (de horário nobre e com o protagonista) da Globo, sempre acusada de ser ultra-conservadora. Isso significa coisa pra caramba!

Já há algum tempo que a Globo andava bem simpática com as causas LGBT (na verdade, nunca foi contra), mas o tal beijo gay em novelas sempre foi vetado em cima da hora. Por pressão do público, talvez, a emissora tenha entendido que seus telespectadores estavam prontos para ver dois homens se beijando. E foi assim, de forma natural, muito melhor que o beijo do Cam e do Mitchell em Modern Family. Ao colocar um beijo gay em seu principal produto (o último capítulo teve 44 pontos), a Globo deixou de ser neutra e assumiu seu posicionamento. Não acho que beijos gays  se tornarão algo corriqueiro, vai levar um tempinho pra virar só beijo, mas é o início “de um novo tempo que começou”.

Após o capítulo ir ao ar, a Globo soltou a seguinte nota:

“‘Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história”.

Com as mudanças de chefias dentro da Globo, uma grande reforma deve ocorrer a partir deste ano. Tanto na programação de entretenimento, quanto no jornalismo. Não dá mais pra ficar como está, tudo tem que mudar.

Anúncios

2 comentários em “beijinho doce”

    1. O Brasil ainda está engatinhando. Tem beijo gay até em série teen que passa à tarde!
      Mas eu acho que a tv americana é bem mais segmentada. Há programas destinados a vários tipos de público, mesmo na tv aberta, então essas mudanças aconteceram de forma muito rápida. Aqui, a Globo reina, mesmo na tv de quem tem centenas de canais. É um público bem heterogêneo com uma maioria que só tem a tv como meio de entretenimento e informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s