velozes e furiosos

rushO Peter Morgan escreve filmes que, se fossem só pelos temas, não me atrairiam de cara. A Rainha e Frost/Nixon, são dois exemplos. Mas ele é tão bom que até me convenceu a ver filme de futebol (Maldito Futebol Clube). Logicamente, seus filmes não são sobre futebol ou o encontro midiático entre um político e um repórter playboy, mas sobre estas pessoas e suas necessidades e vontades. Rush, seu filme mais recente, é sobre isso. O miolo da história se passa no acirradíssimo campeonato de fórmula 1 de 1976, o auge da rivalidade entre o austríaco Niki Lauda e o inglês James Hunt.

Ambos começaram na mesma fórmula 3, onde a rivalidade começou. Os dois, talentosos e agressivos, queriam mesmo era subir para a fórmula 1, e logo conseguiram, mas não poderiam ser mais diferentes. Ou parecidos. Enquanto Hunt era fanfarrão, mulherengo e passional, Lauda era frio, disciplinado e preciso. Lauda via a fórmula 1 como um negócio de resultados, algo que vinha de seu sangue empreendedor herdado pelo pai e avô industriais. Já Hunt tinha na velocidade, o seu medo e paz. Vomitava antes de cada corrida. Em comum, a necessidade dos riscos, da velocidade e da vitória.

A direção do Ron Howard é precisa e as cenas de corrida são eletrizantes. Tudo flui muito naturalmente. A edição e som são perfeitos e a direção de arte é de babar. Mas quem brilha mesmo é Daniel Bruhl como Lauda (feioso por causa da dentadura e da caracterização). Ok, Chris Hemsworth também está bem, mas Bruhl rouba a cena sempre. Um trabalho impecável. Graças ao roteiro do Morgan, que havia escrito por conta própria, é uma história sobre pessoas, e não sobre homens-máquinas.

Anúncios

2 comentários em “velozes e furiosos”

  1. “Fulano escreve filmes que, se fossem só pelos temas, não me atrairiam de cara.”
    Você descreveu meu sentimento por muitos filmes atuais. Este é um deles. Outro que está no cinema e me deixa meio assim é o Captain Phillips. Mas como sempre, darei uma chance já que vc sugeriu rs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s