o que gostei de 2013

GRAVITYPara mim, é sempre difícil usar a memória para lembrar o que aconteceu durante o ano. Não que ela seja ruim, pelo contrário, ela é bem boa, mas as coisas estão andando tão rápido que minha noção de tempo não está conseguindo acompanhar. Eu realmente fico perdido e às vezes acho que um fato do ano retrasado aconteceu no ano passado, por exemplo.

Em se tratando de filmes e séries, a confusão é ainda maior por conta do intervalo das datas de lançamento. Todas as revistas, sites e jornalistas gringos começaram suas listas de 2013 elogiando o atual cenário cultural. O que eles querem dizer é que os filmes do segundo semestre têm tantas qualidades que compensaram o fiasco que foi a primeira metade do ano. Infelizmente, a maior parte dos títulos destas listas ainda não estrou por aqui. E eu, enroladíssimo neste fim de ano, nem vi Blue Jasmine, A Desolação de Smaug e Rush.

No fim das contas, e isso é bem pessoal, 2013 não foi um ano tão marcante assim. Em compensação, a televisão foi bem bacana!

Filmes

1. Gravidade. É um filme revolucionário em termos de efeitos visuais, mas ele é memorável por causa de sua humanidade. É o que somos. Belíssimo.

2. O Mestre. Manipular e ser manipulado têm a mesma força e perigos. Atuações impecáveis e um apuro visual próximo da perfeição.

3. A Caça. Uma simples e inocente mentira toma proporções catastróficas e mostra como somos paranoicos.

4. Capitão Phillips. Não há um respiro no filme. Tom Hanks como há muito tempo não via.

5. Os filmes a seguir me divertiram mais que qualquer coisa: Além da Escuridão – Star Trek, Círculo de Fogo e Truque de Mestre. Nenhum deles inventou a roda, mas cumpriram com louvor o prometido.

Televisão

1. Breaking Bad. Walter White, assim como Tony Soprano, foi o maior anti-herói da televisão. Tudo funcionou perfeitamente na reta final da série. Atuações memoráveis e um dos melhores episódios da televisão: Ozymandias.

2. Game of Thrones. A terceira temporada conseguiu ser melhor que as anteriores. Extremamente afiada e ousada. Além de ter chocado todo mundo com o Casamento Vermelho, teve a cena mais foda do mundo. Daenerys diva!

3. Mad Men. Com o fim da década de 1960 e o mundo mudando, Don finalmente entende que também precisa mudar. Depois de tantas “mortes”, ele se reinventa.

4. The Good Wife. Outra série que anda bastante afiada e sem medo de inovar. A quinta temporada está eletrizante, ainda mais com Hit the Fan, quando tudo foi pros ares.

5. Top of the Lake. Estranha e hipnótica.

6. The Killing. Como uma fênix, a série renasceu de suas cinzas e fez a melhor temporada até então.

7. Les Revenants. Tem seus furos, mas é bem mais interessante que a outra série de zumbis.

8. Derek. Achei genial. Carinhosa e amável sem ser piegas.

9. Orange is the New Black. Uma brisa fresca nas comédias.

10. Nurse Jackie. A série teve uma baixa durante a última temporada, mas conseguiu se manter. E ver o trabalho da Edie Falco é sempre um prazer.

Anúncios

2 comentários em “o que gostei de 2013”

  1. Dos filmes só vi Gravidade até agora, o que me deixou segurando minha respiração até o ultimo minuto. amei!
    Das séries, concordo com você em todas as que eu acompanho da sua lista. BB fechando com um laço dourado. GOT com a cena (além da do casamento) incrivel que foi a khaleesi dizendo dracarys e tudo indo pelos ares, achei show! Mas adiciono mais uma que você provavelmente não acompanha mas que eu vejo crescer mais e mais a cada temporada e essa ultima foi de mais, a série Veep.

    1. Eu baixei o piloto de Veep e só vi o comecinho. Não lembro porque parei, lembro que até gostei. Mais uma série que tenho que dar mais a chance.

      Enviado via iPhone

      >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s