o silêncio ao redor

gravidadeOs cinco minutos iniciais de Gravidade são aquelas imagens que a gente viu nos trailers. Durante um procedimento fora da estação espacial, três astronautas são surpreendidos por um tsunami de destroços de um satélite. Um dos astronautas é atingido em cheio, os outros dois ficam na escuridão do espaço à procura de um jeito de voltar para casa. É também nestes cinco primeiros minutos que a gente cria fortes laços com a engenheira-médica vivida por Sandra Bullock, a astronauta novata que tem auxílio do experiente Matt (George Clooney – se um dia eu me perder no espaço, quero ouvir a voz dele), em sua última missão fora da Terra. No bate papo entre eles e o controlador da NASA (Ed Harris), não há termos técnicos, a conversa é sobre a vida na terra, onde a gravidade tem efeito. E o filme é sobre isso, mais do que a luta pela sobrevivência quando as adversidades e as provas são dignas de Hércules.

Não entendam mal, o filme se passa o tempo todo no espaço e chega um momento em que você diz “porra, Cuarón, para de judiar da Sandra”, mas são as motivações, os pés na terra, a vida que segue que fazem o filme funcionar. O que eu quero dizer é que todos os moderníssimos efeitos visuais servem mesmo é para ajudar a contar a história. Não há artifício algum sem justificativa – e há uma lágrima nessa história. Era exatamente o que eu esperava do Cuarón, um diretor muito inteligente, elegante e extremamente humano e sensível. É exatamente o que se espera de um bom filme.

Vou esperar alguém comentar para poder falar mais. É o tipo de filme que dá vontade de falar sobre cada momento. Brilhante! Visualmente deslumbrante, tecnicamente impecável e artisticamente fantástico.

2 comentários em “o silêncio ao redor”

  1. Ai, não vejo a hora das coisas darem uma acalmada pra mim poder ir ver. Minhas expectativas pra esse filme são tão altas, que logo que vejo que alguém fez um comentário sobre gravity eu fecho a pagina na hora. Meus olhos estão fechados pra criticas negativas desse filme,rs.

Deixe um comentário

