e o vento levou? espero que não

miyazakiHá mais de dez anos que Hayao Miyazaki anuncia sua aposentadoria. Começou a dizer isso depois de Princesa Mononoke e repetiu nas estreias de A Viagem de Chihiro, Castelo Animado e Ponyo, sempre culpando a exaustão que a direção de seus filmes lhe provocam. Desta vez o anúncio de sua aposentadoria veio de forma oficial através do presidente do Studio Ghibli no Festival de Veneza, onde O Vento Leva foi exibido. Uma entrevista coletiva vai ser agendada em breve para que o próprio Miyazaki faça o anúncio, mas eu espero que, mais uma vez, ele não cumpra com sua promessa.

Por um lado, entendo que no alto de seus 72 anos, dirigir animações tão complexas deve ser realmente exaustivo. Numa entrevista sobre O Vento Leva, ele falou sobre a dificuldade cada vez maior de se fazer fantasia nos dias de hoje. No entanto, não há outro diretor do quilate de Miyazaki. É uma notícia muito triste.

O Vento Leva arrancou muitos elogios no Festival de Veneza. Disseram ser o mais adulto dos filmes de Miyazaki, um trabalho pessoal e visualmente impressionante. O neto do aviador Giovanni Caproni, em quem Miyazaki se inspirou para fazer Porco Rosso, assistiu ao filme e não conteve as lágrimas. Giovanni Caproni faz uma participação no filme.

Ainda tenho esperanças de mais um filme, mas se a aposentadoria for para valer, fica a minha imensa gratidão por ter construído um mundo onde o humano é muito maior e mais belo que qualquer outra coisa. Obrigado por compartilhar seus sonhos.

Anúncios

3 comentários em “e o vento levou? espero que não”

  1. Cruzando os dedos. Vi Princesa Mononoke semana passada e, meu deus, não sei porque esperei tanto pra ver. Agora to fazendo maratona Miyazaki, um filme por semana porque, convenhamos, é tudo muito lindo pra morrer sem ver.

    1. Ele disse agora que não tem planos de fazer nenhum filme, mas vai continuar batendo ponto no estúdio. Agora, se ele tiver vontade de fazer alguma coisa, por que não? Já é uma coisa. O que conta pra ele é a idade. Cada filme demora 5, até 7 anos pra ficar pronto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s