segunda chance para the newsroom e downton abbey

the newsroomEu cheguei a dizer que The Newsroom seria a melhor estreia de 2012, depois mordi a língua, insisti e acabei abandonando a série. Incorporado pelo espírito The Killing, retomei de onde tinha parado, o sexto episódio, geralmente aquele episódio em que as séries se firmam de vez.

Já Downton Abbey é um problema para mim, eu não posso ter distrações, senão eu deixo de ver e nem me importo em retomar. Foi assim no início, tudo muito lindo até receber uma mensagem no celular e deixar o episódio de lado. Voltei e já abandonei de novo.

Antes de mais nada, devo dizer que Aaron Sorkin é meu ídolo. O cara criou e escreveu Studio 60 on the Sunset Strip, prematuramente cancelada e por qual tenho imenso carinho. Fora The West Wing (uma lacuna no meu currículo de espectador) e o roteiro genial de A Rede Social. Então eu não poderia esperar nada além de fantástico vindo dele, ainda mais se tratando de duas de suas especialidades combinadas: política e bastidores da televisão. O problema é que Sorkin também é muito otimista com o mundo, então The Newsroom se tornou uma série idealista, meio distante, como a própria série diz, um Don Quixote.

O sétimo episódio começou a me ganhar de vez. No nono, eu já estava amando. Também, como não amar um episódio que termina com Will You Still Love Me Tomorrow e todos estão romanticamente errados? O décimo, o final de temporada,  é simplesmente maravilhoso, foi quando eu entendi por que a série foi indicada ao Globo de Ouro (mas mesmo assim este ano foi uma vergonha). E ainda faz uma homenagem a Sex and the City com uma Carrie realista! Acho que o problema da série é que ela é construída em torno do Will, sendo que ele não é o tipo de protagonista que amarra a história, como Don Drapper, Walt e tantos outros. Ainda me incomoda a necessidade de colocar uma patetice logo após um momento de brilhantismo, mas… talvez seja um problema dos atores, que ainda não atingiram o nível necessário de fofura (estão chegando lá). No entanto, continuo apaixonado pelo Jim.

Enquanto The Newsroom me faz sentir burro porque todos os personagens são super jovens,  super inteligentes e mais que bem informados, Downton Abbey me faz sentir muito civilizado depois de um episódio. É tudo muito educado, respeitoso, cerimonial e fino de doer. Se alguém dá um soco no outro, imediatamente os dois pedem desculpas. Mentira, isso não acontece.

Downton Abbey não prende minha atenção, é como uma conversa com pessoas que não me interessam muito. Eu fico entretido, mas na primeira olhada para o lado, eu já saio da conversa. Sem esforço, apenas com concentração, vi praticamente duas temporadas. A primeira é legal, porém quando cheguei ao final da segunda, achei uma enrolação só. O que realmente aconteceu? Não muita coisa, a maior parte do tempo foi usada à espera de notícias da guerra. No final das contas, Matthew voltou a andar e…

Tudo é muito lindo em Downton Abbey, é uma série agradável  e viciante se vista num gole só, mas, sinceramente, acho-a superestimada.

A segunda temporada de The Newsroom já começou. Veja o lindo promo:

 

5 comentários em “segunda chance para the newsroom e downton abbey”

  1. Não li o post, ‘descobri’ Downton Abbey há umas 3 semanas. Q vício e q paixão! Não acho nada ruim. Terminei ontem a segunda temporada. Assim q fechar a terceira mais os episódios de Natal, leio e dou um comentário (bom, pelo sentimento atual, será um comentário elogioso. Será q mudarei de ideia?)

    1. DA não é ruim. De forma alguma. Muito longe disso, mas muitas vezes eu acabo perdendo interesse no episódio.
      Achei a gripe espanhola desnecessária.

    1. Pra mim ficou parecendo que colocaram a gripe só pra matar mesmo a pobre da Lavinia e deixar o caminho aberto para a Mary e o Matthew – e ele ainda diz, da forma mais dramática possível, que não tem direito a ser feliz.

Deixe um comentário

