vamos à disney

No início deste ano eu fui para a Disney. Não viajei exclusivamente para ir ao parque, mas já que estava em Orlando, seria bobeira não dar uma passada. Eu tinha sete anos quando fui pela primeira vez, e nem foi para o Magic Kingdom, foi para outra Disney, e lembro que foi um dia mágico. Sabe quando as noivas dizem que não se lembram exatamente como foi o dia do casamento, apenas que foi maravilhoso? Então, foi assim. Agora, mais crescidinho, achei que a visita seria pura nostalgia, e não foi. Foi igualmente mágico, até melhor, porque eu aproveitei mais e ainda vi os detalhes que fazem do parque da Disney o que ele é.

Antes de mais nada, há diversos parques da Disney pelo mundo, mas tudo começou na Califórnia com a a Disneyland. Dez anos depois, na década de 1960, nasceu a Disney World em Orlando, que hoje engloba quatro parques: Magic Kingdom (a Disneyland de Orlando), Epcot Center, Animal Kingdom e Hollywood Studios. Apesar de terem muitas semelhanças, as Disneylands têm também muitas diferenças, o castelo é um bom exemplo, mas a ambientação é sempre a mesma. Aqui vão algumas curiosidades sobre os parques.

magic kingdomPara começar, a Disney não tem uma equipe, empregados ou funcionários, ela tem um elenco. Os funcionários são treinados e tratados para que acreditem que estão o tempo todo dentro de um show, desde o segurança que controla o estacionamento até a atriz que faz a Cinderela. E eles precisam saber tudo sobre seu personagem. Quem faz a Mary Poppins tem que saber falar “supercalifragilisticexpialidocious” de trás pra frente. Esse cuidado é perceptível no atendimento super simpático de todos os funcionários ou atores.

O Magic Kingdon tem um subsolo gigante, que é por onde os funcionários chegam, as entregas são feitas e para onde vai o lixo sugado por pequenos canos escondidos no chão. O parque é limpíssimo, mesmo depois das paradas dos personagens, quando papel picado é jogado. Imediatamente uma equipe aspira a sujeira. Também no subsolo ficam túneis que ligam as “ilhas” do parque e os bastidores. Cada personagem tem sua ilha, se o ator ou mero funcionário está no intervalo ou o personagem precisa se apresentar em outra área, ele usa os túneis, pois nenhum personagem pode ser visto fora de sua área, assim como só há apenas um Mickey. Dois Mickeys aparecendo simultaneamente é proibido. Cores no chão também indicam ao ator quando ele pode sair do personagem, a preocupação é que se alguém entrar nos bastidores, a fantasia se quebraria.mk tunel anos 70 mk tunel

O castelo da Disneyland da Califórnia é igual ao do logo dos filmes. A ponte levadiça deste castelo só foi movimentada duas vezes: na inauguração e na reforma do parque nos anos 1980. Como nos filmes, há “cabeças” do Mickey escondidas em vários lugares, de diferentes formas, os chamados hidden mickeys, há até mapas mostrando onde eles estão. Há outros easter eggs, como telefones que reproduzem diálogos de filmes, como se fosse uma linha cruzada. Pouca gente sabe, mas dentro dos parques há clubes secretos e exclusivos, como o Club 33, na Disneyland. Fica numa porta verde na área de New Orleans. A lista de espera é de anos (mais fácil ser convidado) e o preço também é muito salgado (para ser membro, paga-se 25 mil dólares + dez mil anuais). Neste clube, as obras de artes e móveis são originais, a comida é mais que refinada e o serviço é ultra vip.club 33

Ainda na Disneyland, dentro do parque fica o apartamento que foi do próprio Walt, hoje usado para eventos e caridade. Vez ou outra alguma celebridade se hospeda nele, como Suri Cruise. Mas isso pouco importa para nós mortais, afinal, os parque foram projetados para que todos se sintam num mundo fantástico. Por exemplo, quando se passa as catracas da entrada, damos de cara com a Main Street, a rua que leva às ilhas e que é uma réplica da cidade de Marceline, onde Disney passou a infância. A escala das construções da Main Street faz com que ela pareça muito maior para quem chega e mais curta para quem está saindo, tudo para que o visitante não tenha a sensação de que andou muito. Nos meses quentes, a Main Street é aromatizada com baunilha, nos feriados, com menta.

Uma das coisas que mais me impressionou foi o paisagismo. Todos os parques são divididos em áreas bem distintas. No caso do Magic Kingdom, são seis áreas: Main Street, Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland e Tomorrowland. E você não nota que saiu de uma área e entrou em outra. Por incrível que pareça, você não consegue ver outro pedaço do parque.  Como já disse no outro parágrafo, o parque é limpíssimo e não há um chiclete grudado no chão, isso porque o parque não vende chiclete. As roupas dos funcionários também devem ser limpas, um dia de lavanderia na Disney equivale, em média, a 44 anos de lavanderia de uma pessoa.

Depois que os portões se fecham, o parque passa a ser habitado por centenas de gatos que controlam a população de roedores. Eu não disse que só pode ter um Mickey no parque? Além dos gatos, outros funcionários fazem a manutenção de tudo. Bonecos animados de várias atrações funcionam sem parar, pois desligar e religá-los toda noite custaria mais energia e dinheiro. Os funcionários odeiam passar perto dessas atrações de madrugada, dizem que é horrível ouvir o barulho deles no silêncio da madrugada.mk guarda roupa anos 70mk guarda roupa 2

Todas estas curiosidades sobre os parque da Disney podem até parecer bobas, mas eu garanto que fazem toda a diferença. Fui ao Islands of Adventure, da Universal (personagens da Marvel, Jurassic Park, Harry Potter…), e apesar de ser um mega parque e ter as melhores atrações, não tive o mesmo encantamento. Quando se sai da Disney, dá uma depressão danada, ainda mais ao som da trilha de Ratatouille. Para quem quer saber mais, acho que vale o passeio Backstage Magic, um tour de sete horas oferecido pelo próprio parque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s