chancina na tv americana

rakeE a tv americana não para de surpreender. Depois de uma difícil temporada em que os índices de audiência provocaram uma dança das cadeiras e pouco se ouviu as palavras “temporada completa” e “série renovada”, ela simplesmente matou, até agora, 18 séries, a maioria estreante. Só a problemática NBC cancelou seis.

Esta semana os canais realizam o chamado upfront, quando mostram sua grade de programação 2013/14 para os anunciantes, que compram um horário e querem a audiência do poderoso público 18-45 anos. O que vem por aí é a tentativa de definir uma grade mais estável, mantendo séries consagradas e de bom retorno (Criminal Minds, Grey’s Anatomy e Modern Family) e apostando muito em adaptações de séries estrangeiras e filmes.

Enquanto muitas séries e filmes encontram a saída nas plataformas streaming, como o Netflix, algo curioso começou a acontecer na tv convencional. A Fox cancelou Touch e mandou Kiether Sutherland voltar a combater o terrorismo como Jack Bauer em 24 Horas, que retorna como minissérie ou “limited edition” (como a Fox prefere) de 12 capítulos. 24: Live Another Day é o longa da série que não foi para frente por conta do alto orçamento. No formato “limited”, os investimentos não são tão altos e o retorno é praticamente garantido. Já no forno da Fox há quatro “limited editions”: Wayward Pines (do M. Night Shyamalan), Shogun, Blood Brothers e The People vs O. J. Simpson.

E a notícia mais chocante de todas: depois de muito andar na corda bamba desde seu nascimento, Community se salvou e foi renovada!

Anúncios

2 comentários em “chancina na tv americana”

  1. Me incomoda tanto cancelamento, porque não se dá uma chance verdadeira às séries. No entanto, culpo o sistema. A TV americana inflou, está mto requisitada e competente. Praticamente virou uma selva na qual se deve ganhar mto porque caso contrário será cortada (ou comida).

    1. A tv de lá nunca teve pena de cancelar nada, se a audiência é baixa, eles cancelam de vez ou jogam para sexta à noite ou pro verão. Também porque os anunciantes compram faixas de horários, e eles querem a audiência do público-alvo. O que assusta é a quantidade de cancelamentos deste ano. Tudo bem que a qualidade de muitas séries estreantes não era uma maravilha, mas algumas podiam ter ganhado uma segunda chance. Pelo que vi do que vai estrear neste fall season, a quantidade de cancelamentos vai se repetir no ano que vem. Espero estar errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s