convertendo filmes

Avatar foi um divisor de águas quando se trata de captura de movimento e 3D. Depois dele, os executivos dos estúdios piraram e decidiram que todo filme deveria ser feito ou convertido para o 3D. O resultado a gente viu, um monte de porcaria, até a Warner admitiu que Fúria de Titãs ficou ruim de doer.

Vinte anos atrás, um outro filme também foi um marco dos efeitos visuais, O Parque dos Dinossauros. Seus efeitos combinando computação gráfica e animatronics continuam fantásticos até hoje e para comemorar a data, ele acaba de ser convertido para o 3D. Infelizmente teremos que aguardar um pouco para ver o resultado. No Brasil, o filme será relançado só no final de agosto. Mas como um filme é convertido para o 3D. Com a palavra, William Sherak, responsável pela conversão de O Parque dos Dinossauros.parque dos dinossauros 2 parque dos dinossauros 1

O primeiro passo é escanear o filme do negativo original e restaurá-lo, eliminando riscos e qualquer outro dano causado nesses 20 anos. Então o diretor é convidado para ver o filme cena por cena, discutindo o que deve ganhar profundidade ou mais volume etc. O segundo passo é tracejar, no computador, cada elemento de cada frame. Assim pode-se isolar uma parte e criar profundidade, por exemplo. No caso de O Parque, foram 182.880 frames.

O próximo passo é feito por centenas de artistas que finalmente dão volume e profundidade aos elementos de cada imagem. Terminado este processo, o filme é mostrado ao diretor, que vai fazer seus comentários. Depois de tudo aprovado, frame por frame, começa o processo de limpeza e ajustes. “Quando você cria profundidade em algo 2D, fica faltando algo no frame”. Se você transforma uma cabeça 2D para 3D, os lados da cabeça ficam visíveis e essas coisas precisam ser consertadas.

Depois da limpeza, o filme é projetado numa tela gigante para encontrar possíveis imperfeições. No caso de O Parque dos Dinossauros, uma nova mixagem de som foi feita especialmente para o relançamento em 3D. No total, 700 pessoas trabalharam durante nove meses e meio para a conversão do filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s