rapidinha nos bastidores – natal

Eu prestei bem atenção este ano e comprovei que a tv paga passou filmes natalinos o ano i-n-t-e-i-r-o. E filmes ruins, desses com cachorros com gorro ou criancinhas de gravata. Com isso, eu gostaria de dizer que filme natalino fora de época tem um gosto horrível. Se ainda fossem estes filmes, talvez eu ainda perdoaria.

papai noel as avessasPapai Noel às Avessas. Seguramente é o filme natalino mais desbocado que existe. “Fuck” e suas variações são ditas 159 vezes, “shit” aparece 73 vezes. Na versão sem  censura, “fuck” sobe para 170 vezes. Antes de Billy Bob Thornton assumir o papel, Bill Murray e Jack Nicholson se mostraram bastante interessados, mas tiveram que recusar porque já estavam comprometidos com Encontros e Desencontros, e Alguém Tem que Ceder, respectivamente.

a felicidade nao se compraA Felicidade Não Se Compra. Este filme é de 1946, até então, os filmes que precisavam de neve usavam cereais (como Sucrilhos) pintados de branco. O problema era que este efeito fazia muito barulho e os diálogos tinham que ser dublados posteriormente. Frank Capra queria que o som fosse direto, então a equipe de efeitos especiais inventou um outro jeito de fazer neve, usando espuma (de extintor de incêndio), sabão e água, tudo misturado e atirado em alta pressão, criando o efeito da neve caindo silenciosamente. 6 mil galões de “neve” foram usados no filme. O departamento de efeitos especiais do estúdio foi premiado por conta da “nova neve”.

A cena da ponte foi filmada num estacionamento e fazia 32ºC, por isso James Stewart aparece suando. Todo o filme foi filmado num período de muito calor, fez tanto calor que Frank Capra deu um dia de folga para que todos se recuperassem. Tanto Capra quanto Stewart declararam que A Felicidade Não Se Compra é o filme favorito em suas carreiras, especialmente para Stewart, por ter sido seu primeiro filme depois da guerra.

o estranho mundo de jackO Estranho Mundo de Jack. O filme é baseado num poema de três páginas do próprio Tim Burton. Ele disse que teve a ideia quando viu a decoração de Halloween ser trocada pela de Natal numa loja. No poema, os três únicos personagens são Jack, Zero e o Papai Noel. Muita gente acha que a animação foi dirigida por Burton, e ele queria dirigir, mas estava ocupado com Batman O Retorno e a pré-produção de Ed Wood, então Henry Selick entrou no seu lugar.

No total, 100 pessoas trabalharam durante três anos para o filme ficar pronto. Danny Elfman, usual parceiro de Burton, não só compôs a trilha sonora como também dublou Jack nas canções, pois o dublador original, Chris Sarandon, disse que sua voz não era boa quando cantava. Durante a produção, Burton e Elfman tiveram algumas diferenças criativas, por isso Burton chamou Howard Shore para fazer a trilha sonora de Ed Wood.

esqueceram de mimEsqueceram de Mim. Kevin foi escrito especialmente para Macaulay Culkin por John Hughes depois de ter trabalhado com ele em Quem Vê Cara Não Vê Coração. O personagem de John Candy foi inspirado no seu mesmo personagem em Antes Só do que Mal Acompanhado, também de Hughes. Cady filmou sua participação em apenas um dia, durante 23 horas de filmagem! Mesmo Kevin tendo sido criado para Culkin, o diretor Chris Columbus testou centenas de garotos para ter certeza de que Culkin era o ator ideal.

A neve que aparece no filme era feita de cera e plástico. Depois das filmagens, a produção doou a neve para a Lyric Opera of Chicago, que a utilizou diversas vezes em óperas. A foto da namorada de Buzz que Kevin encontra na caixa é de um menino vestido de menina. Chris Columbus achou que seria cruel fazer graça com um menina por conta de sua aparência.

Há uma lenda em Esqueceram de Mim. As pessoas que acreditam que Elvis não morreu também acreditam que ele fez figuração no filme. A “aparição” acontece na cena em que a mãe de Kevin tenta comprar uma passagem no balcão da empresa aérea. Elvis seria um homem barbudo que espera na fila.

Anúncios

2 comentários em “rapidinha nos bastidores – natal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s