tamanho não é documento

PACIFIC RIMHollywood não é mais a mesma de dez anos atrás, quando grandes estrelas recebiam cachê de 20 milhões por filme. Pois é, não está fácil pra ninguém e os estúdios estão se virando como podem, já reparou na quantidade de filmes parcialmente ambientados na China, Índia ou algum país árabe? O dinheiro está lá. O mercado internacional cresceu, o sistema de vídeo por demanda mostrou suas possibilidades e os números da bilheteria foram positivos este ano (ou não caíram, como estava acontecendo) – Os Vingadores,  O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Skyfall -, logo, Hollywood deve manter a mesma estratégia: poucas produções, corte de gastos e investir em filmes com retorno “garantido”.

Os Vingadores faturou 1,5 bilhão no mundo todo. Batman rendeu um bilhão e Skyfall quase chegou nesta casa, 918 milhões de dólares. E o interessante é que os três filmes estrearam com a garantia de serem muito bons, inteligentes, elegantes e divertidos, algo difícil de botar fé se fosse no ano 2000, antes do lançamento de O Senhor dos Anéis, blockbuster era sinônimo de diversão sem cérebro. De uns anos para cá, a direção destes grandes filmes tem sido oferecida a diretores artisticamente reconhecidos. Se pensarmos especificamente neste ano, tivemos Joss Whedon (um nome gritante da televisão), Christopher Nolan (do independente Amnésia), Sam Mendes, Brad Bird, Gary Ross, Marc Webb (que ainda está engatinhando), Andrew Staton e Ridley Scott (que sempre fez filmes de grande orçamento). Fora o Hobbit que acaba de estrear.

O que 2013 tem? Já dando as caras, o Superman do Zach Snyder e os gundam do Guillermo del Toro. Adoro quando filme de puro entretenimento são muito mais inteligentes do que parecem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s