por que o oscar 2013 vai/pode ser diferente?

Todo ano o Oscar muda alguma coisa. As regras, a cerimônia (lembra que ano passado não teve apresentações musicais?), o tom… Sejam elas boas ou ruins, não dá para negar, por exemplo, que ele está cada vez mais internacional. Este ano, além da inusitada escolha de Seth MacFarlane como apresentador, a academia decidiu antecipar a entrega das estatuetas para o dia 24 de fevereiro, apenas duas semanas após o início da votação (8 de fevereiro), com isso, ela anuncia os indicados no dia 10 de janeiro. No mesmo dia, a associação de críticos entrega seus prêmios, e três dias depois é a vez do Globo de Ouro. No sábado seguinte, quem premia são os produtores e no domingo, o sindicato dos atores entrega os SAG. O que isso quer dizer? Que aquela máxima “termômetro do Oscar” aplicada a todas as premiações nunca se valeu tanto.

Se a gente der uma olhada nos possíveis indicados ao Oscar 2013, veremos que muitos dos filmes têm atuações mais fortes do que o filme em si. E se atores são a maioria dos votantes da academia, o negócio vai ficar interessante.  Sabemos que Oscar não é simplesmente merecimento, é principalmente marketing. E Apesar da ausência de zum zum zum (ano passado só se falava em O Artista e Meryl Streep), vamos ver quem tem sérias chances de fazer bonito na temporada de ouro 2013. E eu acho que vai ter para todos os gostos.

Argo, Lincoln, O Mestre e Os Miseráveis parecem ser os únicos com vaga garantida entre os indicados. Haja o que houver. Os quatro podem ser indicados também por roteiro, direção (Ben Affleck, Steven Spielberg, Paul Thomas Anderson e Tom Hopper), atores (Philip Seymour Hoffman, Daniel Day-Lewis, Hugh Jackman e Anne Hathaway) e atores coadjuvantes (John Goodman, Alan Arkin, Sally Field e Joaquin Phoenix).

Os quase lá: O Hobbit, As Aventuras de Pi, O Lado Bom da Vida, O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Os três O Senhor dos Anéis conseguiram indicações ao prêmio principal, mas será que O Hobbit vai conseguir. Acho que vai. As Aventuras de Pi foi bem recebido por público e crítica, tem tudo para estar no Oscar, e ainda tem o selo Ang Lee. O Lado Bom da Vida deve ser o independente do ano, com possível indicação para Jennifer Lawrence (a segunda em três anos) e, quem sabe, Bradley Cooper. A Warner quer ver o Batman no Oscar, até adiou O Grande Gatsby para isso.

As dúvidas: Django Livre, Anna Karenina, Zero Dark Thirty e Um Final de Semana em Hyde Park. Tarantino já foi ao Oscar com Pulp Fiction e Bastardos Inglórios. Django parece ser um filme que exigiu uma nova visão de Tarantino, então… Anna Karenina, segundo as críticas, é grandioso, diferente, elaborado, lindo, mas não muito simpático. Zero Dark Thirty é o novo filme da Kathryn Bigelow, que contrariou todo mundo e ganhou o Oscar com Guerra ao Terror, mas ninguém sabe nada sobre o “kill Bin Laden” dela. Um Final de Semana em Hyde Park era certeza, a versão 2012 de O Discurso do Rei, assim como Bill Murray, mas as críticas não andam muito boas.

Os soltinhos: As Sessões, O Homem da Máfia, Moonrise Kingdom. São queridinhos, mas talvez não tenham força, vontade nem dinheiro para montar uma campanha de marketing. As Sessões pode conseguir indicações para Helen Hunt e John Hawkes. O Homem da Máfia pode colocar Brad Pitt novamente entre os indicados e os votantes podem se lembrar de Moonrise Kingdom e dar uma vaguinha a ele – “ele merece, ele merece, ele merece”.

As animações. Depois da polêmica não indicação de Tintim no ano passado e filmes bem insossos na lista final, o Oscar deste ano deve ser mais animador (hahaha) e eclético.  Com 21 candidatos a Melhor Animação, a academia deve escolher cinco finalistas. Quem tem mais chances na corrida: Valente, Detona Ralph, Frankenweenie, From Up on Poppy Hill, The Painting, A Origem dos Guardiões e Paranorman. Acho que vai dar Detona Ralph.

Anúncios

2 comentários em “por que o oscar 2013 vai/pode ser diferente?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s