a música do túnel

Antes de mais nada, é um imenso prazer ir ao cinema e ver um filme tão bem contado, tão bonito e sensível o bastante para te emocionar.

As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie (Logan Lerman), 15 anos e já abarrotado de tragédias pessoais. Ele é muito inteligente e sensível, seu último ano foi particularmente muito difícil e ele espera que sua entrada no ensino médio mude as coisas. Depois de tomar coragem, ele se aproxima dos veteranos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que o acolhem de imediato. A partir daí são autodescobertas, frustrações, medos, vitórias e amores. Triste, divertido e mágico, como a adolescência. Ou será que um dia a gente saiu da escola?

Não li o livro, mas fica claro que todas as nuances e entrelinhas estão nas telas graças a Stephen Chbosky – autor, roteirista e diretor. E também graças ao elenco. Logan Lerman (eu mandei ficar de olho nele) consegue segurar o filme sem nunca cair na pieguice e, ao longo dos 103 minutos, ele vai do frisson ao desespero devastador. Grande parte do sucesso se deve a ele. Emma Watson largou Hermione na plataforma 9 3/4 e faz de Sam uma personagem tão viva, apaixonante e humana. Ezra Miller, que bateu de igual para igual com Tilda Swinton em Precisamos Falar Sobre o Kevin, aqui faz um garoto carismático e otimista que atrai todos os olhares para ele. Não tem como não gostar dos três.

Recentemente li a fórmula do filme independente: garoto desajustado e adorável + garota sensível, forte e perfeita + trilha sonora de bom gosto. As Vantagens de Ser Invisível tem tudo isso e sua premissa não é nenhuma novidade, mas seu desenvolvimento é repleto de carinho e sinceridade. Falando assim parece até um filme hippie, o que quero dizer é que o tratamento que o filme recebe vai muito além da sinopse. É empolgação e a coragem de ser jovem (e isso não tem nada a ver com idade). Acho que é impossível ficar indiferente quando ele acaba e já vai virar um filme referência na cultura dos jovens adultos.  Amei!

PS: a música to túnel é Heroes do David Bowie.

Anúncios

Um comentário em “a música do túnel”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s