teveterapia

O público brasileiro em geral ainda associa séries aos enlatados americanos. Produções de puro entretenimento e sitcoms, com gags e tudo mais. E se fizerem uma pesquisa entre o público acostumado com séries, sitcoms ainda são a preferência absoluta, no máximo Dexter ou Game of Thrones. As mais “cabeças” nunca foram muito populares, então achei arriscado e louvável o GNT produzir a versão brasileira de BeTipul, cuja versão da HBO é a mais conhecida, In Treatment. Não que seja difícil, na verdade, o nosso lado voyeur fala mais alto, mas vender uma série sobre terapia psicológica não é fácil. Em nenhum lugar do mundo.

O Sessão de Terapia do GNT é uma adaptação fiel do original. Os personagens, histórias e formato são os mesmos, só as diferenças culturais foram mexidas (a história é ambientada em São Paulo, então Julia vai num bar da Vila Madalena e Breno atira numa criança em Heliópolis). De segunda a quinta, acompanhamos Theo (Zécarlos Machado) atendendo cinco pacientes, um por dia: Julia (segunda), Breno (terça), Nina (quarta) e o casal Ana e João (quinta). Às sextas, é a vez de Theo se consultar com Dora. O bom da versão brasileira é que ela manteve o mesmo tom e tempo. Nada é corrido, os personagens respiram e desviam o olhar antes de falar. É um prato cheio para os atores.

A estreia foi com Julia (Maria Fernanda Cândido), anestesista de 35 anos que não consegue estabelecer um relacionamento definitivo com o namorado e desvia seu interesse para Theo. Achei que em alguns momentos o texto estava um pouco formal de mais, o que deu um ar declamatório, meio Manoel Carlos, mas nada comprometedor. A direção do Selton Mello é sensível e os dois atores sabem muito bem o que estão fazendo.

Fico feliz que o GNT está com uma série brasileira e muito boa (não subestimar o telespectador nos dias de hoje é raro) – antes já tinha feito a simpática Mothern (2006).

De olho na Bianca Muller. Grandes chances de destaque. Na versão HBO, o papel dela foi de Mia Wasikowska.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s