rapidinha nos bastidores – filmes

O Cavaleiro das Trevas. Heath Ledger foi a primeira e única escolha de Christopher Nolan para ser o Coringa. As primeiras conversas aconteceram muito antes do primeiro roteiro ser escrito. Para o papel, Ledger se trancou num quarto por seis semanas, onde criou a risada e combinou o caótico visual punk de Sid Vicius com os maneirismos psicopatas de Malcon McDowell em Laranja Mecânica. Michael Caine, o mordomo Alfred, foi o primeiro a dizer que o Coringa do Ledger era melhor que o de Jack Nicholson. Eles tiveram apenas uma cena juntos, quando o Coringa invade a festa de Bruce. Caine disse que ficou tão assustado que esqueceu seu texto.

Uma Linda Mulher. Era uma vez um roteirista chamado J. F. Lawton, que escreveu, por conta própria, um roteiro considerado brilhante. 3000 era o título, um drama pesado sobre uma garota do interior que se prostitui em Los Angeles, se vicia em cocaína e acaba aceitando passar uma semana com um alto executivo por três mil dólares. O dinheiro é para realizar o sonho de ir à Disney. No fim, ela está a caminho da Disney, mas tem uma overdose e morre. Lá na beirada de 1990, Julia Roberts era uma atriz em ascensão e um possível chamariz de bilheteria, seu agente sondou na Buena Vista se havia algum projeto para ela e a produtora Laura Ziskin pensou em 3000, mas teria que mudar muita coisa caso Julia Roberts aceitasse participar. Ela disse sim e Lawton reescreveu seu roteiro, transformando-o num La Traviata com final feliz. No final das contas, o filme faturou 500 milhões de dólares, Roberts ganhou um Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar. Lawton ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original da Writers Guild of America.

Meg Ryan, Kim Basinger, Sarah Jessica Parker, Daryl Hannah, Madonna, Melanie Griffth, Sharon Stone, Uma Thurman e outras tantas hoje reconhecidas atrizes foram cogitadas para o papel de Vivien.

Desejo e Reparação. Keira Knightley originalmente foi escalada para fazer o papel de Briony na segunda fase do filme, mas ela pediu para fazer Cecilia. Então entrou a atriz Romola Garai, que é três anos mais velha que Knightley, mas no filme, Garai é sua irmã caçula.

A cena na praia de Dunkirk era a mais ambiciosa e cronograma reservava apenas dois dias de filmagem por conta doz mil figurantes. A luz e o tempo não estavam bons, então  Joe Wright decidiu mudar os planos e filmar apenas com uma steadicam. A cena foi ensaiada durante o primeiro e a manhã do segundo dia. Foram cinco takes, o terceiro foi usado na edição final.

Encontros e Desencontros. Sofia Coppola escreveu Bob especialmente para Bill Murray. Se ele não aceitasse, ela não faria o filme. Eles fizeram um acordo verbal, mas até o início das filmagens, ela não tinha certeza se ele apareceria. Depois do filme pronto e lançado, Murray afirmou que foi o filme que mais gostou de fazer.

O comercial do whisky Suntory foi parcialmente inspirado na experiência de Francis Ford Coppola, que fez comercial para a marca junto de Akira Kurosawa.

Sofia disse que muitos de seus personagens são inspirados nela mesma, como o marido de Charlotte (Scarlett Johansson). Em entrevista, ela negou que o papel de Anna Faris foi inspirado em Cameron Diaz, que trabalhou com seu então marido Spike Jonze em Quero Ser John Malkovich.

Anúncios

3 comentários em “rapidinha nos bastidores – filmes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s