longe dela

A Dama de Ferro não é esse horror que todo mundo está dizendo. Não é bom, mas está longe de ser um horror. Margaret Thatcher foi a figura mais controversa e importante da política britânica na segunda metade do século passado e este filme dirigido por Phyllida Lloyd (Mamma Mia!) não faz jus à ela. O roteiro se picota tanto que acaba não funcionando, tratando todos os momentos políticos importante de forma superficial, e se a ideia era retratar a intimidade de Thatcher, também não funciona. Mas acho que a pior decisão – estranhamente também não deixa de ser a melhor parte – foi ambientar a história nos dias atuais e usar flashbacks como parte da demência de Thatcher. Primeiramente, teria sido muito melhor ter focado a história num único momento (a greve dos mineiros ou a Guerra das Malvinas), e segundo, é um tanto injusto retratá-la num estado em que apenas a família e as pessoas mais íntimas conhecem. E em terceiro lugar, Meryl Streep está tão incrível que destoa e contrasta muito com o tom do filme.

É verdade que o filme só está em destaque por causa da Meryl Streep. Ela é tão boa atriz que a gente esquece que é ela, é algo sobrenatural. Logo na primeira cena a gente já vê que ela atua do dedo mindinho do pé até a ponta-dupla do cabelo. Se ela vai ganhar o Oscar? Não seria surpresa, e seria merecido, mas gostaria de vê-la ganhando por um filme extraordinário, não por um filme mediano como A Dama de Ferro.

No primeiro parágrafo, falei sobre o erro de ter ambientado o filme na “última” fase de sua vida, agora eu falo sobre o acerto. Se não fosse uma cinebiografia de Margaret Thatcher, esse momento serviria como uma boa reflexão sobre a velhice, Alzheimer e a tentativa de se convencer que se fez as escolhas certas. Mas como é um filme sobre Margaret Thatcher, esse momento dilui fases que deviam ter sido melhor exploradas. Gostando ou não de sua política conservadora, ela merecia uma cinebiografia melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s