amor estranho amor

Todo mundo ama Orgulho e Preconceito, o filme de 2005, e talvez parte do público de Jane Eyre tenha vindo deste filme. Porém, os romances e suas adaptações são bastantes distintos. Jane Eyre, de Charlotte Bronte, é um resquício dos romances góticos, calcado em tragédias pessoais e clima soturno. Órfã, Jane (Mia Wasikowska) passa a morar com uma tia que a odeia, depois é enviada para uma escola onde cresce e vira professora. Seu primeiro trabalho é como tutora de Adele, a pupila de Rochester (Michael Fassbender), por quem ela nutre sentimentos contraditórios.

Apesar de ser um filme de época, é uma tentativa de modernizar a história. Não há estilização do figurino (indicado ao Oscar deste ano) nem da direção de arte, o novo é a narrativa, como a história é conduzida, dando mais importância ao amadurecimento de Jane. O filme é frio e sintético, o que até me agradou de certa forma, mas este também é seu principal problema. Toda a força da tragédia acaba se perdendo e o filme fica sem um real clímax. Contudo, o interesse na história se deve ao elenco – e meu motivo para ver foi Michael Fassbender – que ainda conta com Judi Dench e Jamie Bell (cada vez melhor).

Noves fora, acho bom ficar de olho no diretor Cary Fukunaga. Ele conseguiu fazer uma leitura diferente e mais adulta. É como tomar café sem açúcar acompanhado de um chocolate bem amargo – 85% cacau ou mais. A roteirista Moira Buffini idem, seu romance vampiresco (Byzantium) está sendo filmado por Neil Jordan. E é ótimo ver o diretor de fotografia Adriano Goldman fazendo um excelente trabalho fora do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s